Post by Abssynto on Aug 15, 2004 0:16:03 GMT -5
O Ankh é um dos símbolos antigos de maior permanência na nossa cultura atual, em parte devido ao destaque a ele dado pelo movimento ocultista de fins do século XIX e pela Nova Era, a partir da década de 1960.Sua origem é egípcia. Trata-se de um hieróglifo encontrado largamente na arte do Egito antigo, especialmente nas pirâmides e mortuários, devido a seu significado ligado à vida e morte. A popularidade do ankh se comprova através dos vários objetos quotidianos moldados na forma doAnkh, colheres, cetros, espelhos, etc.
Na tumba de Tutankhamun, um porta-espelho dourado foi encontrado na forma de um Ankh, num claro jogo de palavras, vez que a palavra egípcia para espelho também é "Ankh". Várias são as teorias que tentam desvendar a origem do Ankh. Uma das teses mais comuns é a de que o Ankh representa uma simples sandália. Muitos, contudo, vêem o Ankh como a representação do útero, com seu topo arredondado, símbolo de vida e fertilidade.
Assemelhado ao Nó de Ísis, o Ankh também é encarado como uma espécie de arco elaborado, tanto que algumas vezes é representado com a parte inferior bipartida - as duas extremidades do arco, ou mesmo, em representações mais primitivas, com as extremidades inferiores separadas.
O Ankh também é conhecido como a Chave do Nilo, representando a união entre Osíris e Ísis, que originava as cheias periódicas do Nilo, fundamentais para a sobrevivência do povo egípcio. O significado do Ankh se liga fundamentalmente aos conceitos de vida e morte, ou melhor de vida eterna. É neste sentido que ele é tradicionalmente representado com as divindades egípcias, sendo segurado pelo círculo como uma chave, uma chave que abriria os portões da Vida e da Morte.
O Ankh também pode representar os elementos fontes de vida como o ar e água, como é mostrado sendo oferecido aos lábios de alguém como o "Sopro da vida", o sopro de que necessitaria para a vida após a morte, ou moldando vasos de libação utilizados em cerimônias religiosas.
Por suas semelhanças com a cruz cristã, o Ankh chegou a ser assimilido pelos cristãos cópticos, de forma que também é conhecido como a CRUZ CÓPTICA OU EGÍPCIA .Posteriormente, contudo, veio a ser proscrito e identificado com Paganismo, Ocultismo e Satanismo, sendo ainda contemporaneamente considerado um símbolo diabólico por muitos.