Antes de tudo, gostaria que soubesse que "Kill for Satan", é um dos discos que mais tem me chamado à atenção, devido à musicalidade extrema e pelos temas totalmente fiéis as raízes do Black Metal. Poderiam fazer um comentário sobre ele?
(Nag) Eu realmente aprecio isso, e pode ter certeza que sempre nos manteremos à nossas raízes no Black Metal.
No Mini-CD "Atum Nocturnem", existem participações de duas pessoas influentes ao Underground escandinavo, Blod (Gehenna), e Arak Draconis (Isvind). Qual é a relação de vocês com outras pessoas e bandas escandinavas?
(Nag) Eu mesmo toquei no Isvind no período de 1995-97 e também como músico convidado no Gehenna, na turnê mexicana de 2000. Eu tenho muitíssimos contatos com pessoas e bandas de toda a Escandinávia.
Nós temos tido contato com muitas pessoas envolvidas com o Underground norueguês, e elas sempre questionam sobre o que está acontecendo por ai e que merece ser salientado. Sendo a Noruega, um País que gerou algumas das mais renomadas bandas de Black Metal mundial tendo criado um estilo tão pessoal, como você definiria o atual cenário norueguês?
(Nag) Sim, a Noruega costumava ser "O LOCAL" para o verdadeiro Black Metal. Infelizmente, isso não é o que acontece mais. Hoje a grande maioria das bandas só quer obter dinheiro e fama. Bem eu acho o Carpathian Forest, uma boa banda, pois tudo o que fazem é destruidor (deve ser, porque a música é realmente boa!?!)
Aqui no Brasil, algumas de nossas melhores e mais extremas bandas, já citam o Tsjuder como influência. O que você tem a dizer sobre a nossa cena?
(Nag) Bem, é sempre muito bom saber que bandas são influenciadas por nós. Isso significa que ainda há muita gente, realmente dedicada ao extremo aí. Ultimamente tenho obtido contato com muitas pessoas do Brasil. Eu também estou com um bom contato com Agathodamon da Evil Horde Records.
O que podemos esperar para o próximo álbum do Tsjuder, sendo que "Kill for Satan", foi um verdadeiro opus para os reais apreciadores, das artes negras e do mais puro, cru, ríspido e gélido Grim Black Metal?
(Nag) O próximo será bem pior. Ele estará mais voltado à nossa segunda Demo e EP. Na verdade não terá tantas influências de Death Metal como vocês podem perceber em "Kill for Satan", mas com mais inspiração Thrash. A música estará intensa como uma foda. Será um chute mais forte na face de Deus, algo nunca feito antes!
Vocês pretendem lançar materiais antigos como as Demo Tapes "Ved Ferdens Ende"e "Possessed" e o 7 "EP" "Throne of the Goat"? Isso seria um verdadeiro presente aos Fãs, que se quiserem ter acesso a esse material, tem de apelar à pirataria ou a gravações qe não fazem jus as originais?
(Nag) Alguns selos de todo o mundo têm nos procurado e pedindo permissão para lançar esses materiais em Cd, mas nós sempre respondemos que "NÃO". Talvez lançaremos algo no futuro mas agora não.
O "approach" do Tsjuder é um dos mais extremos atualmente, enquanto as bandas grandes tentam apresentar com um visual mais limpo e acessível. Diga-nos a respeito.
(Nag) O Tsjuder é uma banda extrema, e nosso "approach" é o mais certo para nós. Eu acho que muitas das "bandas grandes" tentam "limpar" seu estilo inicial por mais audiência ou algo parecido, e como te disse, ganhar mais dinheiro, fama e status. Isso é a real razão de uma mudança de "approach". Tsjuder sempre manterá sua forma de apresentar-se e NUNCA mudará. Criamos música para aquelas pessoas que permanecem e permanecerão no Extremismo.
Sem concessões, vocês sempre abordam os temas mais devotados ao Satanismo, moderno, sendo assim, o que vocês acham de bandas que o apresentam de forma leviana, conseguindo apenas deturpa-lo?
(Nag) Bem, eu acho que as pessoas antes de tudo têm de ser capazes de realmente se expressarem da forma que deve ser feita. E por favor, não se intrometam com algo que não sabem o que é!
É muito comum na Escandinávia as bandas se basearem no Folclore local em suas letras ou ainda em temas políticos totalitários, porém o Tsjuder nunca o fez. O que você acha disso e faria isso no futuro?
(Nag) Bem, nós realmente não achamos essas coisas adequadas para o Tjuder. De qualquer maneira, temos algumas composições que são baseadas em paisagens e redondezas nórdicas. E quanto à política, Tsjuder não é uma banda política, e nunca será!
Por último, diga-nos seu Play-List (10 álbuns favoritos), se possível com comentários.
(Nag) Não em ordem particular.
1. Slayer - Reign in Blood
2. Kreator - Extreme Agression
3. Destruction - Sentence of Death
4. Gorgoroth - A Sorcery Written in Blood (Demo)
5. Gorgoroth - Pentagram
6. Mayhem - De Mysteriis dom Sathanas
7. Darkthrone - Under a Funeral Moon
8. Marduk - Dark Endless
9. Manes - Maanes Natt / Ned I Stillheten
10. Fimbulwinter - Servants of Sorcery
Eu acho que esses 10/11 álbuns são alguns dos melhores que já tive. Obrigado pelo seu grande apoio. Ótimas questões! Mantenha esse espírito e continue a apoiar o Brutal Black Metal. Visitem-nos em
www.tsjuder.com