Post by revemetal on Oct 13, 2004 12:39:22 GMT -5
Como tinha falado que iria postar aqui explicações vindas de várias fontes sobre DRIVE e gutural ..ai vai ...
Antes de TUDO
Drive é completamente o oposto de tudo que voce aprende quando comeca a cantar, por isso dificilmente um professor saberá te dizer como que eh a coisa. (provavelmente ele te dira que fazer isso estraga a voz e bla bla) mas pense comigo..se drive ou gutural (feito de maneira correta) realemente estragasse a voz..o dani filth, derick do sepultura entre quase todos os vocalistas de bandas de death/black metal estariam com mais de 20 anos de carreira nas costas? fazendo show atras de show, e continuando com a mesma voz? pense bem antes de tentar fazer o drive ou gutural.. pois se feito de maneira erronea, pode causar danos a sua voz permanentemente.
obs: esse é um assunto polêmico , por isso não me responsabilizo pela má utilização do mesmo.
E dificilmente depois desse artigo, você sairá fazendo drives e guturais por ai..este é um artigo introdutório.
Que isso esteja bem claro antes de mais nada.
Bom, vamos ao que interessa..
1 - Definindo antes de tudo ... :
Oque é DRIVE ?
Drive é uma técnica usada para dar agressividade na música, é aquilo que o joe oliva do savatage ou o Dani Filth do Cradle faz.
Oque é FALSETE ?
Falsete e quando voce "imita" voz de mulher ou voz de criança, aquilo e falsete e ajuda a vc atingir notas mais agudas do que sua tessitura normal .
Como posso desenvolver a tecnica DRIVE ?
É um tanto complicado em dizer assim.
A mesma coisa de querer correr sem saber andar.
Precisa de toda uma preparação pra se fazer o Drive.
Calma que tentarei definir melhor..
Oque é GUTURAL ?
É vocal gritado, forte...tipo MotorHead, Cradle of filth etc; similar ao drive.
2 - Questions and more Questions..
Tecnica ou simples berro ?!
A polêmica principal gira em torno dessa questão..
A cantores normais (argh!) que nao consideram drive como tecnica , e sim uso idevido da voz.
Bom foi oque eu falei la no começo..nao adianta voce ir pedir para teu professor de canto a opinião dele...pelo menos agora voce ja sabe oque provavelmente vai dizer..
Utilizo a garganta para fazer o DRIVE ?
Bom, em tudo que for cantado,
a região da garganta só deve ser usada para AFINAÇÃO, senão ela vai ser prejudicada.
A parte da ressonância deve ser usada ou
no PEITO ou na CABEÇA,
por isso os termos Voz de Peito e Voz de Cabeça.
EXATEMENTE a mesma coisa se aplica ao Drive.
A PERGUNTA QUE NAO QUER CALAR !!
- Tah! depois de tudo isso,..você ainda nao me disse como eu faço na prática essa tecnica!
Como faço o tal DRIVE?
Bom..esse artigo..foi só para voces terem uma noção basica doque sao as tecnicas normalmente utilizadas pelos vocais de bandas de metal em geral..
Não tem uma receita exata de como realizar o gutural ou drive apenas ensinando com palavras...
voce tem que ir aprendendo sozinho..
Eu por exemplo...fui tentando fazer sozinho...
no começo minha garganta duia pra kralho..sinal que estava fazendo errado..
DICA! Se voce vai tentar fazer drive por conta própria, lembre-se que se sua garganta começar a coçar demais ou começar a doer..PARE! nao insista..senao isso podera acarretar em algo mais grave..
Bom pessoal..acho que eh isso ai...
leem o artigo...e tentarei ir ajudando um a um conforme as dúvidas forem sendo formadas...
Antes de TUDO
Drive é completamente o oposto de tudo que voce aprende quando comeca a cantar, por isso dificilmente um professor saberá te dizer como que eh a coisa. (provavelmente ele te dira que fazer isso estraga a voz e bla bla) mas pense comigo..se drive ou gutural (feito de maneira correta) realemente estragasse a voz..o dani filth, derick do sepultura entre quase todos os vocalistas de bandas de death/black metal estariam com mais de 20 anos de carreira nas costas? fazendo show atras de show, e continuando com a mesma voz? pense bem antes de tentar fazer o drive ou gutural.. pois se feito de maneira erronea, pode causar danos a sua voz permanentemente.
obs: esse é um assunto polêmico , por isso não me responsabilizo pela má utilização do mesmo.
E dificilmente depois desse artigo, você sairá fazendo drives e guturais por ai..este é um artigo introdutório.
Que isso esteja bem claro antes de mais nada.
Bom, vamos ao que interessa..
1 - Definindo antes de tudo ... :
Oque é DRIVE ?
Drive é uma técnica usada para dar agressividade na música, é aquilo que o joe oliva do savatage ou o Dani Filth do Cradle faz.
Oque é FALSETE ?
Falsete e quando voce "imita" voz de mulher ou voz de criança, aquilo e falsete e ajuda a vc atingir notas mais agudas do que sua tessitura normal .
Como posso desenvolver a tecnica DRIVE ?
É um tanto complicado em dizer assim.
A mesma coisa de querer correr sem saber andar.
Precisa de toda uma preparação pra se fazer o Drive.
Calma que tentarei definir melhor..
Oque é GUTURAL ?
É vocal gritado, forte...tipo MotorHead, Cradle of filth etc; similar ao drive.
2 - Questions and more Questions..
Tecnica ou simples berro ?!
A polêmica principal gira em torno dessa questão..
A cantores normais (argh!) que nao consideram drive como tecnica , e sim uso idevido da voz.
Bom foi oque eu falei la no começo..nao adianta voce ir pedir para teu professor de canto a opinião dele...pelo menos agora voce ja sabe oque provavelmente vai dizer..
Utilizo a garganta para fazer o DRIVE ?
Bom, em tudo que for cantado,
a região da garganta só deve ser usada para AFINAÇÃO, senão ela vai ser prejudicada.
A parte da ressonância deve ser usada ou
no PEITO ou na CABEÇA,
por isso os termos Voz de Peito e Voz de Cabeça.
EXATEMENTE a mesma coisa se aplica ao Drive.
A PERGUNTA QUE NAO QUER CALAR !!
- Tah! depois de tudo isso,..você ainda nao me disse como eu faço na prática essa tecnica!
Como faço o tal DRIVE?
Bom..esse artigo..foi só para voces terem uma noção basica doque sao as tecnicas normalmente utilizadas pelos vocais de bandas de metal em geral..
Não tem uma receita exata de como realizar o gutural ou drive apenas ensinando com palavras...
voce tem que ir aprendendo sozinho..
Eu por exemplo...fui tentando fazer sozinho...
no começo minha garganta duia pra kralho..sinal que estava fazendo errado..
DICA! Se voce vai tentar fazer drive por conta própria, lembre-se que se sua garganta começar a coçar demais ou começar a doer..PARE! nao insista..senao isso podera acarretar em algo mais grave..
Bom pessoal..acho que eh isso ai...
leem o artigo...e tentarei ir ajudando um a um conforme as dúvidas forem sendo formadas...